Página Inicial » Destaques » Inauguração da moderna Unidade Básica de Saúde – Comunidade Baixio do Fumo – Porteiras Ceará

Em: Destaques - Data: 31 de maio de 2016

A comunidade rural do Baixio do Fumo foi a quarta a receber uma moderna unidade básica de Saúde. Depois do sítio Saco (Unidade de Saúde Napoleão Tavares Neves 2011), Barriguda ( Unidade Pedro Romão da Silva 2014), e Conjunto da Baixada ( Unidade Básica de Saúde Vereador Edízio Petrônio 2015), os moradores do Baixio, Abreus, Mutamba e adjacências foram contemplados, na sexta-feira (27/05/2016), com as instalações do posto que vai sediar os atendimentos da Saúde da Família, uma solenidade novamente marcada pela emoção da homenagem.

Francisca Cláudia Monteiro, mas no Baixio do Fumo é melhor perguntar quem foi ‘Chiquinha Bila’, uma ‘mulher virtuosa e guerreira”, adjetivação citada pelo prefeito Manoel Novais ao falar da líder comunitária que dá nome à unidade básica. Na tribuna de inauguração, dividindo espaço com o prefeito, estavam a primeira-dama Maria do Socorro Martins Cardoso Novais, vide-prefeita Telma Pereira Dantas, secretária de Saúde Lêda Clementino, vereador Raimundo Cícero da Silva (Mundinho) e a filha da homenageada, Carmen Lúcia. O ex-vice-prefeito José Leite Araújo e o líder comunitário Josa Clementino também compuseram o cerimonial.

Discursos foram proferidos pelo vereador Mundinho, responsável pela indicação do nome e que resumiu de forma objetiva a alegria dos moradores do setor.

A secretária Lêda, anunciada como ‘anfitriã’ por ter nascido ali, confessou que foi o momento mais emocionante desde que assumiu a pasta, pelas razões naturais de estar em ‘casa’.

O prefeito Manoel Novais disse que a obra é mais uma etapa de sua série de compromissos assumidos com a população. Ele afirma que vai encerrar seu mandato deixando como legado a marca da responsabilidade, e como base para sua tese fez referências à última publicação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que classificou Porteiras em segundo lugar no ranking da transparência no Estado, ficando atrás apenas de Fortaleza. Depois, teceu elogios ao ex-proprietário do terreno em que o posto foi construído, Senhor Valdir Massaranduba que não fez nenhuma objeção quando procurado pelo prefeito. Manoel disse que a atitude de Seu Valdir foi nobre e grande de um homem identificado com o seu povo.

Logo após o ato inaugural que se estendeu pelo entardecer, o público foi convidado a conhecer as instalações internas do Posto de Saúde Francisca Cláudia Monteiro (Chiquinha Bila).

Texto: Luis Carlos Coutinho