Página Inicial » Destaques » PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS 2018 COMEÇA A SER DEFINIDO EM PORTEIRAS!

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS 2018 COMEÇA A SER DEFINIDO EM PORTEIRAS!

Em: Destaques - Data: 19 de fevereiro de 2018

Se os sinais de um bom inverno forem confirmados, Porteiras terá mais um motivo para celebrar outro ano produtivo no setor da Agricultura Familiar. É que as articulações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) já começaram, a partir de um primeiro encontro entre o prefeito Fábio Pinheiro Cardoso, agricultores familiares e associativistas, no início do mês de fevereiro, quando ambos tiveram um encontro no auditório da Associação Porteirense de Assistência à Família (Apaf). E o espelho de 2017 certamente deverá refletir as expectativas para o ano atual, como os números mostram o desempenho do setor no referido período.

Ano passado, o orçamento disponibilizado para o município foi de R$ 438. 480,50 (quatrocentos e trinta e oito mil, quatrocentos e oitenta reais e cinquenta centavos), valor do qual foram executados R$ 421.680,50, 98% do total geral. No montante relativo ao ano, 93 agricultores familiares foram contemplados com a compra da produção, tendo beneficiadas 19 entidades (escolas, creches, hospital, etc.), sendo 1.650 (mil seiscentas e cinquenta) pessoas portadoras do NIS – Número de Identificação Social (cadastradas no CadÚnico), com 112 toneladas de produtos distribuídos no território municipal.

O PAA tem por objetivo incentivar a Agricultura Familiar, com apoio à comercialização, além de distribuir alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Estes produtos são adquiridos junto aos agricultores cadastrados e repassados pelo município a entidades como: hospitais, creches, escolas, Centros de Referência da Assistência Social, unidades prisionais e outras. O programa é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal.