Mais dois projetos de inclusão social foram iniciados em Porteiras, beneficiando diretamente 85 pessoas com preparação para o mercado de trabalho e incentivo à produção. O Projeto Primeiro Passo e o Criando Oportunidades, parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, passaram a fazer parte do cotidiano dos porteirenses, na sede e distrito Simão.
Na segunda-feira (24), o prefeito Fábio Pinheiro Cardoso esteve ao lado da secretária de Assistência Social, Claudineide Lima, participando da Aula Inaugural do Primeiro Passo – Linha Jovem Bolsista, no distrito Simão, onde 25 participantes foram inscritos no curso de Informática com foco na tecnologia, noções de cidadania e autoestima. Neste campo, os beneficiários contarão com uma bolsa de R$ 100,00 mensais, para uma duração de 03 meses. Ainda no Simão, outras 20 pessoas aderiram ao curso de Doces e Salgados, com duração de 100 horas.
Para a sede do município, o projeto Criando Oportunidades oferta cursos de Maquiagem e Cabeleireiro Unissex, também com 100h, para 20 participantes em cada modalidade. Jovens a partir dos 16 anos de idade, mulheres em situação de vulnerabilidade social e sem vínculos empregatícios têm prioridade nas capacitações.
De acordo com Claudineide, que destacou o empenho pessoal do prefeito Fábio na articulação dos cursos, solicitados por ele desde 2017, todas as ações recebem suporte dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), tendo na sede o Cras Maria Novais Miranda e o Cras Nossa Senhora da Conceição. No Simão, o Cras Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.