Página Inicial » Destaques » AS MUDANÇAS NA SAÚDE PORTEIRENSE APÓS A ADESÃO AO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO!

AS MUDANÇAS NA SAÚDE PORTEIRENSE APÓS A ADESÃO AO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO!

Em: Destaques - Data: 12 de julho de 2018

A adesão do município à tecnologia na área da Saúde vem mudando o perfil na atenção básica à população. Nas 07 Equipes de Saúde da Família que cobrem o território municipal o sistema do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), iniciado em 2017, registra informações, otimiza o atendimento ao público e facilita o trabalho dos profissionais, com um único objetivo: humanizar o atendimento ao usuário. É com esta convicção que o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, perfaz 100% de informatização de seus serviços.

A matéria a seguir mostra como os processos são conduzidos nas unidades básicas, tendo como referência a Unidade IV – Prefeito Geraldo Filgueira Sampaio, na Rua José Soares, e a Unidade Básica V – Vereador Edízio Petrônio, no conjunto da Baixada, exemplos seguidos pelas demais centrais da zona rural. Aqui, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

No PEC ainda é possível organizar a agenda dos profissionais da Atenção Básica, organizando e orientando o fluxo de atendimento às demandas agendadas e espontâneas do cidadão, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientando a resolução da necessidade do cidadão da melhor forma possível. Em Porteiras, além das 2 unidades da sede, os serviços funcionam nas ESFs do sítio Vieira, Logradouro, Distrito Simão, Moreira e sítio Saco.