Página Inicial » Destaques » BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PORTEIRAS MOSTRA COMO SE FAZ LITERATURA INFANTIL!

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PORTEIRAS MOSTRA COMO SE FAZ LITERATURA INFANTIL!

Em: Destaques - Data: 9 de maio de 2017

Abril! Um mês em que a Biblioteca Pública Municipal Professora Maria do Carmo Simplício, de Porteiras, recebeu número recorde de visitantes, por ser um mês de várias datas comemorativas, principalmente o Dia do Livro Infantil, que já é tradicionalmente comemorado por todos os que compõem a unidade.

Durante todo mês, foi feito um tributo ao escritor Monteiro Lobato, considerado por muitos ‘O pai da Literatura Infantil’, através das suas obras grandiosas. E foi viajando nas trilhas de sua mais popular criação, O Sitio do Pica Pau Amarelo, que funcionários da Biblioteca, juntamente com os Agentes de Leitura do município, escolheram a última semana do mês – respectivamente de 24 a 28 de abril – para realizarem o evento “Lobateando Aqui e Acolá”, caracterizados com os personagens do Sítio, desenvolvendo a seguinte programação:

• Organização da Biblioteca e ensaios com os personagens;

• Abertura com a palavra da articuladora dos Agentes de Leitura;
• Desfile nas principais ruas de Porteiras com objetivo de propagar toda a programação, quando todos, orgulhosamente, se apresentavam nas escolas por onde passavam;
• Contação de história com o Agente de Leitura Daniel Alberto, fantasiado de Visconde de Sabugosa.
• Contação de história com a Agente de Leitura Silvana Barbosa, fantasiada de Narizinho;
• Visita da Escola Nova Galáxia e APAF- Associação Porteirense de Assistência à Família;
• Apresentação da musica: O Trem, pelo Agente de Leitura Daniel Alberto;
• Distribuição de lanches, finalizando na Secretaria de Educação, para uma apresentação de todos os personagens com o público, diretores e professores das escolas municipais.

• Abertura com a palavra da Coordenadora;
• Apresentação de todos os personagens;
• Contação de histórias para os alunos da Escola Crescendo Feliz e alunos da APAF;
• Concurso de desenho;
• Apresentação da música: O Trem, pelo Agente de Leitura Daniel Alberto, com participação dos funcionários da Biblioteca e visitantes;
• Distribuição de lanches.

27/04: Programação realizada na Praça da Liberdade, com a Biblioteca Itinerante, recebendo além da comunidade interessada, a visita de 62 alunos do 2° Ano, da Escola Adalberto Leite Tavares, acompanhados de seus professores e a coordenadora Eroneide Rodrigues;
• Apresentação dos Personagens;
• Contação de história do Livro: Romeu, O Rato Que Roeu a Roupa do Rei de Roma, pelo Agente de Leitura Daniel Alberto;
• Contação de história do livro: O Macaco e a Viola, pela Agente de Leitura Silvana Barbosa;
• Teatro de Fantoches com a historia: O Menino Que Não Queria Ler, apresentada por Daniel Alberto e Juvenal Elton;
• Gincanas com equipes representando cada turma;
• Encerramento com musicas, e distribuição de lanches.

28/04: Visita dos público à Biblioteca.

PROCURA POR LIVROS DURANTE O MÊS

Alunos do Ensino Fundamental – 321
Alunos do Médio – 11
Outros – 31
Total – 363

Distribuídos entre:
Empréstimos – 68
Trabalhos escolares – 42
Leitura – 29
Visitas – 181
Pesquisas – 41
Cadastros – 02
Total – 363

Um trabalho realizado com amor e dedicação pelo princípio educacional que é a Leitura.

Apoio: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
GOVERNO MUNICIPAL DE PORTEIRAS