Página Inicial » Destaques » EDUCAÇÃO PORTEIRENSE ADOTA MEDIDAS PARA REDUÇÃO DO MULTISSERIADO NAS ESCOLAS!

EDUCAÇÃO PORTEIRENSE ADOTA MEDIDAS PARA REDUÇÃO DO MULTISSERIADO NAS ESCOLAS!

Em: Destaques - Data: 8 de março de 2017

O fim do multisseriado – várias séries numa mesma sala coordenadas pelo mesmo professor – nas escolas de educação básica está se desenhando como alternativa de melhor rendimento de alunos e professores, e otimização do processo de aprendizagem. Esta é a constatação feita pela Secretaria Municipal de Educação de Porteiras que, entre outros fatores, implica na fusão de turmas regulares do ensino fundamental.

Após um criterioso levantamento feito pela equipe pedagógica do município, tendo por base o número de alunos matriculados em todas as unidades da rede municipal, foi constatado que a baixa quantidade de estudantes por série/ano – a maioria com alunos de 1º, 2º e 3º com idades diferentes na mesma sala – tornou inviável a manutenção de escolas, como a Escola Antônia Miranda Campos, da Vila Saquinho, que só contava com um universo total de 22 estudantes; A Escola Pedro Cazuza Sobrinho, da Vila Barreiros, com apenas 12 no total, e Escola Senhor de Barros, do sítio São José, que tinha apenas 15 alunos juntando todas as séries. Tal fato motivou a transferência da clientela destas unidades às escolas mais próximas, como explicou a secretária municipal de Educação, Eliana Alberto de Figueiredo Alves a este Blog.

Assim, alunos e professores da Escola Antônia Miranda Campos, da Vila Saquinho passam a integrar o núcleo da Escola Joaquim Miranda Campos, do sítio Marrocos; Os que eram da Escola Pedro Cazuza, da Vila Barreiros, agora são agrupados à Escola José Vilmar Anselo, do sítio Moreira; Quem estudava e consequentemente quem lecionava na Escola Senhor de Barros, do sítio São José, foi lotado na Escola Maria Gonçalves Dantas, do sítio Sanharol. Segundo Eliana, para esta tomada de decisão, a Administração Municipal levou em conta a logística das escolas, localização em relação às que foram desativadas e condições adequadas do transporte escolar de professores e crianças. Nenhum professor, diretor ou coordenador pedagógico terá qualquer tipo de prejuízo com a mudança, uma vez que passam a atuar nas novas unidades com as mesmas funções, e especificamente nestas escolas, com séries e faixas etárias regularmente distribuídas sem distorção de idade. Mas a queda no número de crianças em idade escolar não ocorreu apenas na zona rural.

Eliana Alberto

Na sede do município, turmas da Educação Infantil do Instituto João Filgueira Sampaio agora passam a funcionar juntamente às turmas da Escolinha Crescendo Feliz, no bairro das Populares.

Mesmo admitindo não ser uma decisão simples, a secretária comemora o fato de poder nivelar a clientela por série/idade aprimorando a prática pedagógica e o rendimento de todos os atores envolvidos. A grande importância argumentada pela secretária é que o município toma todas as decisões pensando na qualidade do ensino, no conforto e comodidade dos jovens alunos e na melhor condição de trabalho dos professores.

Texto: Luis Carlos Coutinho