O município de Porteiras acolheu nesta terça-feira (16), os estudantes selecionados para o projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na realidade do SUS), planejado e construído pelas profissionais residentes da Residência Integrada em Saúde, em parceria com a Secretária de Saúde do Município. A recepção para uma jornada de 07 dias foi feita pela secretária municipal de Saúde, Maria Joana da Silva (Joana Inácio) e sua equipe, no auditório das Secretarias de Saúde e da Assistência Social.
O VER-SUS é um projeto da Rede Unida em parceria com o Ministério da Saúde que tem o intuito de possibilitar aos estudantes de graduação, residentes em saúde, estudantes de cursos técnicos, artistas, brincantes da cultura popular, educadores populares e militantes de movimentos sociais, todos das diversas áreas do conhecimento e de relevância para a saúde, a vivência da realidade do Sistema Único de Saúde – SUS no âmbito Municipal e Estadual. A vivência ocorrerá pelo período de sete dias, dentro de um processo de imersão teórica, prática e vivencial no interior de todo conjunto que envolve o Sistema de Saúde Municipal.
Aos participantes selecionados é lançada a chance ímpar de vivenciar o território no contexto de uma Residência Multiprofissional, no qual serão acompanhados por residentes e preceptores, um trabalho também acompanhado pela Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE).
A vivência será realizada entre os dias 16/01/2018 a 22/01/2018.