Imagine um cenário em que seria possível realizar uma Vacinação em massa da população porteirense, adquirindo vacinas para cerca de 7 mil pessoas, (inclusive primeira e segunda dose), e dentro dos percentuais estimados, chegar a quase 50% dos cidadãos imunizados. É essa a proposta apresentada pelo prefeito Fábio Pinheiro Cardoso ao Governo do Estado, nesta segunda-feira, dia 1° de março.
Em conversa com o secretário estadual de Relações Institucionais, Nelson Martins, o prefeito sugeriu que o município tem recursos para custear a compra de mais de 13 mil doses, quantidade suficiente para atender a todos os cidadãos locais a partir de 40 anos de idade, cabendo ao Estado exercer o papel de agente comprador para, posteriormente, repassar o imunizante ao município. De imediato, Nelson aconselhou Fábio a falar diretamente com o governador Camilo Santana. E assim foi feito.
O prefeito porteirense assegurou a Camilo que o município dispõe de R$ 2 milhões, recursos oriundos do Fundo Covid, que estão em conta municipal desde 2020, sem necessidade de utilização total, segundo Fábio. Feita a proposta, o próximo passo agora é saber da resposta do governador.
Uma demonstração de empatia pelo próximo, organização financeira e compromisso com a população.