A língua avaliada é portuguesa, a equação matemática é sempre exata, e a nota final é 10! Aí está o resultado da Educação porteirense no ano 2017, com 05 escolas premiadas na avaliação máxima da Secretaria Estadual de Educação, por meio do Spaece – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica que observa o desempenho dos alunos do 2º ao 5º e do 6º ao 9º anos do ensino fundamental.
As escolas municipais premiadas são todas da zona rural, sendo uma vencedora em duas categorias:
– Escola Professora Beatriz Pinheiro da Costa – sítio Muquém (2º ano);
– Escola José Vilmar Anselmo – sítio Moreira (2º ano);
– Escola Orlando Bezerra – sítio Vieira (5º ano);
– Escola Edvar Soares de Lavor – sítio Serra da Mata (5º ano);
– Escola Professora Beatriz Pinheiro da Costa – sítio Muquém (5º ano)
Saudadas pelo prefeito municipal Fábio Pinheiro Cardoso e pela secretária municipal de Educação, Eliana Alberto de Figueiredo Alves, as comitivas das entidades referenciadas embarcam para Fortaleza no dia 16 de maio, e um dia depois receberão das mãos do governador Camilo Santana a premiação.
Desde que foi criado em 2009, o prêmio Escola Nota 10 tem presença garantida de escolas de Porteiras em todas as edições.
A PREMIAÇÃO
Escola Nota Dez foi criado através da Lei 14.371, de 19 de junho de 2009 e disciplinado na Lei 14.580, de 21 de dezembro de 2009 com regulamentação no Decreto 29.896, de 16 de setembro de 2009. O prêmio funciona como política indutora para as escolas melhorarem seus resultados e política apoiadora às escolas com menores resultados. É destinado a premiar até 150 escolas públicas com melhores resultados no IDE – Alfa (Índice de Desempenho Escolar no 2º Ano do EF), IDE – 5 (Índice de Desempenho Escolar do 5º Ano do EF) e IDE – 9 (Índice de Desempenho Escolar do 9º Ano do EF) do Ensino Fundamental nas avaliações do SPAECE, e apoiar financeiramente as escolas públicas em igual número das premiadas de 5º e 9º anos que obtiverem os menores resultados.
Texto: Luis Carlos