Página Inicial » Destaques » SAÚDE PORTEIRENSE É NOVAMENTE DESTAQUE EM AVALIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE!

SAÚDE PORTEIRENSE É NOVAMENTE DESTAQUE EM AVALIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE!

Em: Destaques - Data: 6 de setembro de 2018

Mais uma vitória para a Saúde porteirense. Depois da conquista do Selo Bronze do Qualifica APSus, em Maio, através da Secretaria de Saúde do Estado, o reconhecimento agora é federal.

Foi divulgado nesta quinta-feira, dia 06 de setembro, o resultado da avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), programa do Ministério da Saúde que visa melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em Porteiras, das 07 ESFs – Estratégias de Saúde da Família – 06 obtiveram avaliação ‘ótima’ e 01 ‘muito boa’. Nos anos anteriores, o município já alcançara emplacar 05 equipes como ótimas, passando a incluir mais 02 na avaliação positiva.

O método PMAQ observa o trabalho de profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem , agentes de saúde bucal e comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos brasileiros. Foram analisados, também, a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.

Na classificação ÓTIMA estão: Estratégia de Saúde da Família I, sítio Moreira; Estratégia de Saúde da Família II, sítio Saco; Estratégia de Saúde da Família IV, sede (vizinho aos Correios); Estratégia de Saúde da Família V, sede (Baixada); Estratégia de Saúde da Família VI, Distrito Simão e Estratégia de Saúde da Família VII, sítio Logradouro.
Na avaliação MUITO BOA: Estratégia de Saúde da Família III, sítio Vieira.