Página Inicial » Destaques » Totalmente renovado! Porteiras Inaugura Hospital após Reforma!

Totalmente renovado! Porteiras Inaugura Hospital após Reforma!

Em: Destaques - Data: 3 de maio de 2016

Grandes feitos serão sempre lembrados, boas ações eternizadas. A memória porteirense é convidada a gravar uma das ações realizadas pela gestão do prefeito Manoel Novais que, na travessia dos oito anos de mandato, deixa um legado de obras que mudaram o panorama municipal, em todas as áreas. A mais recente foi a inauguração do Hospital Municipal Manoel Tavares Rosendo.

Na tarde do sábado, 30 de abril, a população acompanhou a solenidade que deu boas vindas ao novo hospital, totalmente reformado e ampliado pela Administração Municipal Unidos Construindo o Futuro. Setor de emergência, recepção ampliada, leitos modernizados, repartições climatizadas que ainda receberam novo sistema de iluminação e piso, divisões interiores e externas remodeladas com a chamada visível para o moderno. A homenagem? Um grande porteirense, líder comunitário que deu origem a várias outros segmentos: Manoel Tavares Rosendo, homem que fez história e recebeu estatura comparada a do Padre Ibiapina, nas palavras do médico e historiador Napoleão Tavares Neves, por acaso, parente em grau absoluto, que recebeu a missão de discursar em nome da família. Estava tudo como planejado, até o público superou as expectativas no evento.

Nas falas, o médico Napoleão Tavares Neves fez uma retrospectiva da grandeza de Manoel Tavares Rosendo, a quem chamou pelo apelido popular de ‘Né Rosendo’, seu tio, destacando a contribuição deste para com o município, mesmo sendo um homem de ‘caligrafia fraca’, mas de altivez e sabedoria.

O também médico Wilton Barros de Quental falou em nome do ex-diretores da unidade de Saúde, agradecendo o empenho de todos aqueles que deram sua vida e história pela Saúde local.

Glauciane Torres Neves, enfermeira e colaboradora da Secretaria de Saúde, cumprimentou a todos os colegas da área, chegou a se emocionar pelo grande feito de estar vivendo a concretização do hospital, que segundo ela, ‘sonhou em sintonia’ com o prefeito Manoel Novais a chegada deste dia.

A secretária de Saúde, Lêda Clementino, foi mais técnica, elencando as dificuldades financeiras que assolam o Brasil, mas que em Porteiras foram superadas pela organização e boa vontade de uma gestão séria.

Marcondes Gomes de Lima, presidente da Câmara Municipal e autor do Projeto de Lei que deu nome ao hospital, disse que cumpriu um dever também idealizado pelo prefeito, que encontrou uma forma de homenagear um grande cidadão.

Por fim, o prefeito Manoel Novais citou um a um dos parentes e amigos que ali se encontravam, fez elogios à sua equipe administrativa, aos 11 vereadores pela acolhida do nome de Manoel Rosendo, e dedicou a conquista à sua esposa e companheira Maria do Socorro Martins Cardoso Novais, sempre um repouso necessário para suas horas de reflexões. O prefeito fez um dos mais longos discursos desde que assumiu o poder, em 2009, com a mesma linha de raciocínio que lhe é peculiar, e, ao encerrar suas falas carregadas de adjetivos, convidou a todos para, logo após a bênção às instalações dadas pelo Padre José Sampaio, e o descerramento da placa inaugurativa, visitar e conhecer o novo hospital de Porteiras.

Também estiveram presentes, a vice-prefeita Telma Pereira Dantas; Maria Auxiliadora Brasil Sampaio Cardoso (Sissí), representando a Microrregional de Saúde; Cícero Forte – Gerente do Banco do Brasil; Secretários municipais e vereadores.

Confira as fotos do evento, clique aqui.