Página Inicial » Destaques » VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PORTEIRAS!

Em: Destaques - Data: 13 de junho de 2018

O protagonismo infanto juvenil foi destaque, como era de se esperar, na VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porteiras. Nesta terça-feira, dia 12 de junho, com um público essencialmente representado pela juventude local, reunindo ainda representante dos diversos segmento sociais, o evento foi definido pela secretária municipal de Assistência Social, Claudineide Santos Souza Lima, como tranquilo, dinâmico, animado e participativo.

O Governo Municipal de Porteiras esteve representado pelo vice-prefeito Aníbal Tavares, que deixou sua mensagem aos participantes, e a primeira-dama do município, Maria Auxiliadora Brasil Sampaio Cardoso (Sissí) que, ao enaltecer a iniciativa de proporcionar a inclusão da nova geração porteirense na luta pelos seus direitos, provocou uma profunda reflexão nos convidados, ao afirmar que o “mundo de hoje está melhor que antes”, oferecendo argumentos para sustentar sua tese. Para Sissí, a evolução das sociedades nos quesitos de desenvolvimento é notável, principalmente quando se analisa os remotos tempos da escravidão pela qual muitas gerações passaram, o subemprego que expunha jovens a situações degradantes, como salários irrisórios, falta de tempo para estudar, até constrangimentos de assédio sexual, entre outros fatores.

Na perspectiva em que aponta estas mudanças, a primeira-dama afirma que é papel do município fortalecer as políticas em favor da juventude, e acredita que o caminho é a inclusão. O vereador Raimundo Nogueira Lima (Ranilson) representou a Câmara Municipal.

A presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lêda Clementino de Almeida, deu boas vindas aos convidados e leu o Regimento Interno à Conferência, sequência que foi seguida por apresentações culturais de adolescentes participantes das oficinas de música e arte dos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social e do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, pela manhã, tendo à tarde o espaço da Blitz com veículos na Praça da Liberdade, com panfletagem e adesivagem temática, além da apresentação da Fanfarra da Escola Arca de Noé.

A palestra magna da Conferência foi conduzida pelo psicólogo convidado, Renato Marcelino, de Mauriti.

Momentos da Conferência